A região de Cascavel foi a primeira a começar a semeadura do trigo safra 2021 no Paraná
Como historicamente ocorre, o mês de abril começou e junto com ele a semeadura do trigo já está sendo anunciada pelos departamentos responsáveis pelo monitoramento da safra.
De acordo com o Deral – Departamento de Economia Rural do Paraná, o estado já conta com 288 hectares de trigo plantados na região de Cascavel, mas o volume não ultrapassa dos 1% de todas as áreas destinadas ao cultivo este ano, que deve ficar em 1,142 milhão de hectares em todo o território paranaense.
O Paraná é o maior produtor de trigo do país e segundo o analista do Deral Carlos Hugo Godinho, a expectativa é que nas próximas semanas o plantio tenha um bom avanço se o clima colaborar. No entanto, o clima seco também pode fazer com que as chuvas venham abaixo das médias nas regiões que cultivam o cereal, o que não seria um problema para o trigo, desde que haja algum volume de água suficiente para germinação do grão.
O analista ainda diz que “o trigo não é uma cultura muito exigente em água, então pode-se esperar que não seja (um cenário) muito problemático num primeiro momento”, afirmou. Ele lembrou que a perspectiva inicial para a safra de trigo paranaense, formulada com base no potencial de produção, é muito otimista. De acordo com o órgão, o Estado deve colher 3,77 milhões de toneladas do cereal, alta de 21% em relação ao ciclo anterior.
Com relação a comercialização, os negócios no mercado do trigo ainda continua em ritmo lento, porém, as cotações seguem em bons patamares. Os produtores continuam atentos à colheita de soja e plantio do milho safrinha, assim como agora, seguem focados no planejamento e preparo para a semeadura de trigo. Isso portanto, acaba distanciando os vendedores do mercado, ao mesmo tempo em que os moinhos relatam tem pouco interesse na aquisição do grão em volumes maiores, realizando apenas aquisições pontuais.
Ontem (06), o preço do trigo finalizou valendo R$ 85,92/saca no Paraná, com alta de 0,3% na variação diária e de 5,1% no comparativo mensal. Alguns moinhos de trigo já especulam com os vendedores que a cotação da saca de trigo pode alcançar os R$ 100 até o final da entressafra, já que as pedidas estão cada vez maiores e o produtor não mostra interesse em vender.
Fonte: AF News