As cotações do trigo sinalizaram aumentos na Bolsa de Chicago no encerramento de ontem, motivadas pelas expectativas de redução dos estoques finais do cereal para 2020/21
Os preços do trigo finalizaram com aumentos nesta terça-feira em Chicago, motivados por uma rodada de compradas técnicas por parte dos traders, que estão confiantes em uma queda nos estoques finais do trigo para 2020/21 na nova divulgação do relatório de oferta e demanda mundial de grãos que será divulgada pelo USDA durante esta quarta-feira.
Os futuros do trigo hard com prazo de entrega entre mai/21 a mar/22 tiveram valorização de 0,90% a 1,01% na variação diária. Já os contratos do trigo soft finalizaram com recuos entre 0,59% a 1,94% nos mesmos vencimentos, influenciados pelo avanço nas plantações do cereal norte-americano na última semana.
Conforme relatado na segunda-feira, as plantações de trigo de primavera dos EUA saltaram de 49% em uma semana para 70% até o domingo. O que torna o ritmo muito mais rápido do que os 40% de 2020 e a média dos últimos cinco anos de 51%. 29% da safra já emergiu, acima da média dos últimos cinco anos de 20%.
Antes do relatório WASDE de oferta e demanda mundial de grãos do USDA, que será atualizado nesta quarta, os analistas esperam que a agência mostre os estoques de trigo para 2020/21 em queda, passando de 23,19 milhões de tons em abril para 23,02 milhões de tons em maio.
A consultoria russa SovEcon estimou ontem que as exportações de trigo do país em abril totalizaram 1,1 milhão de tons. Se confirmado, esses dados corresponderiam a uma melhoria de 19% em comparação ao mês anterior. Por outro lado, o total ainda é muito abaixo do volume mensal típico visto no início deste ano de comercialização. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo.
O Japão lançou uma licitação regular para comprar 120 mil tons de trigo de qualidade alimentar dos Estados Unidos, Canadá e Austrália, que será fechada no final desta semana. Cerca de metade do total deverá ser proveniente dos Estados Unidos. O grão deve ser embarcado em julho.
Fonte: AF News