Enquanto isso na Rússia, a consultoria IKAR aumentou suas estimativas de produção para a safra de trigo de 2021 do país em 0,6%, atingindo 80 milhões de toneladas, por conta de melhores condições de plantio nas regiões de produção do centro e do sul
Os preços do trigo começaram a semana em queda na Bolsa de Chicago por conta de uma rodada de vendas técnicas, influenciadas principalmente pelas chuvas que ocorreram no final de semana em algumas áreas de trigo de primavera, que foram favoráveis à produtividade. A fraqueza nos preços do milho e soja também acabou pressionando ainda mais os índices.
Sendo assim, os futuros entre jul/21 a mai/22 do trigo hard teve perdas entre 0,97% a 1,02% e o trigo soft recuou 0,18% a 1,13% nos mesmos prazos de entrega.
De acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, as inspeções de exportação de trigo entre os dias 27 de maio a 03 de junho subiram quase 61% em relação a semana anterior, chegando a 418,54 mil toneladas. Os dados estavam no limite superior das estimativas de comércio, que variaram entre 230 a 450 mil toneladas. As Filipinas lideraram todos os destinos, comprando 170 mil tons. Os totais acumulados para a campanha de comercialização de 2021/22, que começou em 1º de junho, são de apenas 128,87 mil tons, mas isso representa apenas três dias de relatórios até agora.
As exportações de trigo mole da União Europeia para a campanha de comercialização de 2020/21 alcançaram 24,71 milhões de toneladas até 6 de junho, o que representa uma redução ano a ano de 25,7% até agora. As exportações de cevada da UE estão apresentando uma tendência ligeiramente inferior ao ritmo do ano passado, com 8,77 milhões de toneladas.
A consultoria russa IKAR aumentou suas estimativas de produção para a safra de trigo de 2021 do país em 0,6%, atingindo 80 milhões de toneladas, devido a melhores condições de plantio nas regiões de produção do centro e do sul. Ainda assim, a produção corresponderia a uma queda de 6,9% em relação a safra anterior. A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo.
A Argélia lançou uma nova licitação internacional para comprar 50 mil toneladas de trigo para moagem que fecha amanhã, embora o país frequentemente compre mais do que o valor nominal listado. O grão pode ser proveniente de origens opcionais e é para embarque em julho e agosto.
Fonte: AF News