Dados mais recentes da consultoria europeia MARS, relataram que a produção de trigo da União Europeia pode sofrer mais reduções perante a menor produtividade das lavouras da Alemanha, que sofreram com chuvas no período de colheita, diminuindo a qualidade dos grãos, assim como, uma seca severa que afetou o leste europeu, reduzindo o potencial produtivo dos grãos. Nas cotações, a Bolsa de Chicago não apresentou grandes mudanças nos índices de ontem
Os preços do trigo fecharam com variações mistas na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (24), mas principalmente mais altos depois de algumas manobras técnicas desiguais. Os futuros de set/21 a jul/22 do trigo hard tiveram movimentos negativos e positivos entre -0,27% a +0,18% na variação diária. Já os preços do trigo soft recuaram entre -0,17% a -0,31% para os mesmos prazos de entrega.
A consultoria MARS da União Europeia cortou suas previsões de trigo para 2021 durante o dia de ontem, citando chuvas prematuras durante a colheita na Alemanha, que reduziram a qualidade do trigo e, uma seca severa no Leste Europeu e na Escandinávia começando em julho, que reduziram o potencial produtivo das plantas. Estas foram as principais razões para o rebaixamento do rendimento.
O USDA já cortou 21,34 milhões de tons da produção de trigo de 2021 dos EUA, Rússia e Canadá devido ao mau tempo no último relatório WASDE. Se esta última informação de mercado levar o USDA a cortar a produção para a UE também, isso significaria que todos os quatro maiores exportadores globais de trigo verão uma redução no fornecimento de produtos exportáveis na nova campanha de comercialização de 2021/22.
Na França, a consultoria Agritel estima que a produção de trigo mole do país em 2021 chegará a 34,92 milhões de toneladas, o que representaria um aumento ano a ano de quase 20%, se confirmado.
As exportações de trigo mole da União Europeia para o ano comercial de 2021/22 alcançaram 29,01 milhões de toneladas até 22 de agosto, representando aumento de 8,6% ante o ritmo do ano passado até agora. As exportações de cevada da UE também são moderadamente maiores ano a ano, com 2 milhões de tons.
O Statistics Canada divulgará seu próximo relatório de produção de safra de trigo 2021/22 na segunda-feira, 30 de agosto. Antes disso, analistas estimam que toda a produção de trigo canadense seja de 22,6 milhões de toneladas. Isso seria nitidamente inferior ao total do ano passado de 35,189 milhões de toneladas, se realizado.
Fonte: AF News