Trigo Argentina: com atraso, plantio do trigo argentino ultrapassa os 10% da área estimada para a safra 2021/22 – SINDITRIGO
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

Trigo Argentina: com atraso, plantio do trigo argentino ultrapassa os 10% da área estimada para a safra 2021/22



De acordo com o Panorama Agrícola Semanal (PAS) da Bolsa de Cereales, até a última quinta-feira (27) o plantio do trigo da Argentina havia chegado a 10,1% do total da área estimada em 6,5 milhões de hectares para a safra 2021/22, isso representa um atraso de 3,3% em comparação a mesma época do ano anterior e avanço de 6,6% em uma semana

semeadura do trigo argentino ultrapassou 10,1% das áreas na última semana (27), conforme dados divulgados pela Bolsa de Cereales em seu Panorama Agrícola Semanal (PAS). Isso corresponde a um avanço de 6,6% em relação a semana anterior, mas 3,3% de atraso até igual período do ano passado. A área esperada de plantio para a safra 2021/22 é de 6,5 milhões de hectares.

Ainda de acordo com o PAS, o plantio de trigo foi impulsionado pelas chuvas no fim de semana passado. No entanto, em algumas áreas do centro e sul da área agrícola o excesso de umidade impediu a entrada de máquinas, ocorrendo um atraso no progresso. Quanto às projeções, não há previsão de chuvas para os próximos 15 dias, o que permitiria a retomada da atividade nos setores que atualmente apresentam excesso de água, mas prejudica o andamento normal do plantio na região norte do país.

Segundo o levantamento da Bolsa de Cereales, o plantio no norte avança lentamente devido à falta de umidade no solo. Atualmente, as regiões NOA e NEA estão registrando atraso interanual de 25,8% e 7,3%, respectivamente. Embora a janela de semeadura se estenda até meados do próximo mês, a ausência de chuvas nas projeções de médio prazo dificulta a tomada de decisões, podendo comprometer a atual intenção de plantio.

Na faixa central, com exceção de Córdoba onde praticamente não choveu, os eventos do fim de semana afirmam a intenção de plantio. No entanto, devido ao solo excessivamente úmido em virtude das precipitações, a região registra atrasos interanual no plantio de até 13,2%.

Para o sul da área agrícola, o avanço intersemanal foi registrado entre 2 e 7 pontos percentuais. Nessas regiões, as chuvas também condicionaram a camada superficial e, na ausência de previsão de novas chuvas, a atividade deve acelerar a partir da próxima semana.

Por fim, da área total implantada atualmente, 55,9% apresentam-se em condição hídrica adequada ou ótima, o que permite a continuidade do plantio em regiões que esperavam as chuvas para a melhora da umidade do solo, embora também isso desacelere o ritmo de avanço da semeadura em algumas áreas com excesso de umidade.

Cotações do Trigo da Argentina

Ontem (31) segunda-feira, os EUA comemorou o feriado do Dia da Memória, portanto, a Bolsa de Chicago não operou. Sendo assim, os preços das commodities na Argentina operaram entre estáveis ou levemente mais baixas. Para o trigo, os preços tiveram poucas modificações, visto que os compradores estiveram mais cautelosos no mercado, o que representou baixo volume de negócios.

No mercado spot, o preço do trigo recuou 0,73% cotado a US$ 272/ton. Na BCR, os índices não sofreram alterações nos vencimentos entre junho, julho e agosto. Já na Bolsa de Cereales, os contratos de junho a dezembro registraram variações mistas entre -0,78% a +0,37%.

Fonte: AF News

Compartilhe: