Trigo Mercado Externo: preços saltam em Chicago com queda na produção de trigo da Rússia – SINDITRIGO
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

Trigo Mercado Externo: preços saltam em Chicago com queda na produção de trigo da Rússia



Na última semana a consultoria russa IKAR reduziu sua previsão para a safra de trigo de 2021 do país de 83 para 82,2 milhões de toneladas, devido aos rendimentos mais baixos nas regiões centrais de produção da Rússia, que tem sido afetada pelo clima seco nas últimas semanas. Porém, outra consultoria de relevância, a SovEcon, ofereceu uma estimativa de produção ainda mais baixa, de 76 milhões de toneladas. Diante da oferta global de trigo mais baixa, os contratos futuros registraram forte valorização na Bolsa de Chicago

Os preços do trigo subiram expressivamente na Bolsa de Chicago nesta segunda-feira, com alguns contratos registrando ganhos de até 4,5%. Os aumentos foram motivados pelo menor potencial de produção de trigo entre alguns concorrentes importantes do trigo norte-americano no exterior, como a Rússia, por exemplo.

Na última semana a consultoria russa IKAR reduziu sua previsão para a safra de trigo de 2021 do país de 83 para 82,2 milhões de toneladas, devido aos rendimentos mais baixos nas regiões centrais de produção da Rússia, que tem sido afetada pelo clima seco nas últimas semanas. A SovEcon ofereceu uma estimativa de produção ainda mais baixa, de 76 milhões de toneladas.

Sendo assim, o menor volume da produção do trigo russo pesou sobre os preços de mercado, que anteriormente estavam sendo negociados em baixa na semana passada, uma vez que rendimentos melhores do que o esperado foram relatados nas regiões produtoras de trigo do sul da Rússia. A alta nos preços do trigo russo puxou os preços futuros em Paris e Chicago.

As preocupações com a oferta permanecem na mente dos comerciantes de trigo, já que os rendimentos mais baixos do trigo na América do Norte restringem os estoques globais de trigo de primavera. Um dólar mais fraco também impulsionou os preços mais altos no complexo do trigo.

O Conselho Internacional de Grãos (IGC) divulgou estimativas reduzidas para a produção global de trigo de 2021/22 no final da semana passada. A seca persistente nas pradarias canadenses e nas planícies do norte dos Estados Unidos foi o principal fator por trás da redução da previsão mensal. Um relatório de safra do site do governo de Saskatchewan observou que qualquer chuva neste momento não traria efeito sobre a produtividade, mas contribuiria muito para reabastecer os níveis de umidade do solo para o próximo ano.

O IGC espera safras melhores do que as antecipadas da União Europeia, apesar das chuvas prematuras durante as atividades de pico da colheita de trigo no inverno. O IGC agora prevê a produção global de trigo de 2021/22 em 787,9 milhões de toneladas, queda de quase 1 milhão de tons em relação à estimativa do mês anterior.

Ainda nesta segunda, o USDA relatou que as inspeções de exportação de trigo caíram moderadamente em uma semana, para 387,74 mil toneladas ante as 515,21 contabilizadas na semana anterior. Essa contagem estava na extremidade inferior das estimativas de comércio, que variaram entre 320 a 510 mil tons. O México foi o destino número 1, com 110 mil tons. Os totais acumulados para a campanha de comercialização de 2021/22 não conseguiram acompanhar o ritmo do ano passado até agora, chegando a 3,771 milhões de tons.

Fonte: AF News

Compartilhe: